• Assessoria de imprensa

Liga de Basquete do Triângulo e Sistema Martins

A Liga de Basquete do Triângulo Mineiro é um torneio anual que envolve times amadores, escolas de iniciação ao esporte, realizado pela Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo e Cultural (AEDEC Brasil). O evento está no seu segundo ano e tem o apoio do SISTEMA MARTINS, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Para conhecer mais do lado do incentivador, fomos conversar com Ludmila Monteiro de França, gerente executiva do INSTITUTO ALAIR MARTINS, braço social do SISTEMA MARTINS que responde pela seleção e acompanhamento dos projetos patrocinados via leis de incentivo.


Ludmila com equipe do Cesta na Educação

"O MARTINS é um dos maiores atacadistas distribuidores da América Latina, com sede em Uberlândia-MG, cidade do fundador Alair Martins e família, o grupo empresarial é um case de empreendedorismo. Em 2023 completará 70 anos de atuação (conheça mais em https://www.martinsdistribuidor.com.br/). A trajetória do Sr. Alair Martins e do grupo foi retratada em um livro publicado pela Fundação Dom Cabral, uma história de empreendedorismo de atitude, não de bancos acadêmicos ou técnicos, mas de coragem de correr riscos, de amor pelo o que faz e protagonismo diante da vida. Inspirado no jovem Alair Martins, que tinha menos de 19 anos de idade quando plantou a semente deste grupo de sucesso, foi fundado em 2005 o Instituto Alair Martins, braço social das empresas, para gerir o investimento social privado do grupo em linha com a cultura e os valores da família Martins.


"O IAMAR é uma associação, sem fins lucrativos e qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e mantida integralmente pelas empresas Martins e Tribanco.


"Acreditamos que investir em educação é caminhar direto para o futuro e nossa missão é desenvolver o potencial de adolescentes e jovens para construir visões do futuro e transformá-lo em realidade por meio da educação para o empreendedorismo, contribuindo para o seu crescimento nos campos pessoal, social e produtivo e na promoção de uma cultura de preservação ambiental.


"O que fazemos tem como foco, principalmente, adolescentes e jovens. Contribuir para o desenvolvimento, mas com uma visão interdimensional, quer dizer, empreendedorismo como atitude diante da vida. E todos os projetos que desenvolvemos ou apoiamos buscam trabalhar com os potenciais das juventudes e contribuir, para romper questões intergeracionais, problemas que atravessam a história das famílias e se repetem. Infelizmente muitos não têm exemplos inspiradores e positivos de vida.


"Nossa atuação envolve: (1) programas próprios, como o eZAPe!, de educação empreendedora; o VemSer, de voluntariado corporativo; a gestão das doações do Martins; (2) parcerias estratégicas em que apoiamos projetos em linha com a nossa missão, com destaque para Instituto Ayrton Senna, IPÊ - Instituto de Pesquisa Ecológicas, Junior Achievement, Amigos do Bem e a Cia Cultural Emcantar; (3) seleção e acompanhamento de projetos patrocinados pelas empresas do grupo através de incentivos fiscais, voltados à Cultura, Infância e Adolescência, Esporte, Saúde e Terceira Idade, que têm alto impacto para a comunidade, com beneficiados direta e indiretamente, e que movimentam uma parcela importante da economia brasileira. É aí que entra o patrocínio da Liga de Basquete do Triângulo, tratado pelo IAMAR com um projeto educativo de transformação social.

"O esporte contribui, de uma forma muito leve e prazerosa, para o desenvolvimento de várias virtudes como liderança, coragem, disposição para melhoria constante, proatividade, dedicação com disciplina e paixão pelo que faz. É muito poderoso, porque mesmo aquele adolescente sentado por um momento no banco de reserva, pertence a um grupo, torce por ele e é estimulado ao trabalho em equipe em prol de um objetivo comum. A Liga cria também intercâmbio cultural, considerando o número de municípios participantes.


"Dentro do papel de curadoria dos projetos incentivados realizado pelo IAMAR, fazemos a seleção, acompanhamento para que os proponentes recebam os recursos corretamente, e, ao longo do tempo, zelamos para que o projeto seja bem executado e cumpra seu escopo. Caminhamos com os parceiros até a prestação de contas final dos projetos.

Jogo Liga 17 de setembro de 2022

"Acompanhei alguns jogos e fiquei encantada com o envolvimento da família e da torcida, vendo os jovens vestindo a camisa dos seus times com responsabilidade com o coletivo. O uniforme canaliza o sentimento de pertencimento, que ele leva como experiência para a vida adulta, estimulando a auto-estima. Quem olha de longe um torneio, não entende o quanto esses elementos ajudam o desenvolvimento do que chamamos de virtudes empreendedoras.


"Uberlândia tem uma tradição esportiva muito relevante, o basquete é uma modalidade de destaque na história de nossa cidade. O evento liga diversos agentes, movimenta a economia. Estamos falando de parcerias e da contratação de profissionais como árbitros, técnicos, preparadores físicos, psicólogos do esporte, fabricantes de uniformes, empresas de transporte e alimentação etc. Possibilita a participação de clubes do interior que muitas vezes não tinham oportunidade de inscrever suas equipes em torneios, pois a maioria ocorre com mais frequência nas capitais.


Rodrigo César Silva (primeiro a esquerda) e Yghor Gomes (primeiro a direita) diretores da AEDEC Brasil com equipe de árbitros e Ludmila Monteiro de França do Sistema Martins

"Enfim, estamos muito orgulhosos em apoiar a Liga de Basquete do Triângulo, que com certeza marcará a vida de muitos atletas, profissionais e da comunidade em geral!” finaliza Ludmila.



Conheça mais sobre o IAMAR em: http://virtudesqueencaminham.org.br/.


53 visualizações0 comentário